Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5157

CAPACITAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA NA INDÚSTRIA 4.0: APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTROLE DE GERADORES SOLARES PARA SATÉLITES;

THALES LESSA RODRIGUES, ITALO PINTO RODRIGUES;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este artigo justifica-se pela necessidade de adequar a formação de estudantes de engenharia às demandas da Indústria 4.0, que exige conhecimento avançado em Inteligência Artificial (IA) e seu uso em tecnologias emergentes, como a otimização de geradores solares para satélites. O problema abordado é a defasagem dos currículos de engenharia, que não acompanham a rápida evolução tecnológica e as exigências do mercado de trabalho moderno. Para resolver esse problema, o estudo propõe a implementação de um Projeto de Iniciação Científica (PIC) que utiliza metodologias ativas de ensino, integrando IA no controle de sistemas de Rastreamento do Ponto de Máxima Potência (MPPT) para satélites. A metodologia inclui levantamento bibliográfico, benchmarking de modelos de MPPT, e experimentos com algoritmos de IA, visando proporcionar aos estudantes uma formação prática e atualizada. Espera-se que os resultados dessa pesquisa não apenas melhorem a eficiência dos sistemas energéticos de satélites, mas também preparem os estudantes de engenharia para enfrentar os desafios tecnológicos da Indústria 4.0, promovendo a inclusão de tecnologias avançadas no contexto acadêmico.

Rastreio de Máxima Potência, Inteligência Artificial, Teoria de Controle, Aprendizagem Baseada em Projeto, Indústria 4.0
Voltar