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Artigo


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ACESSIBILIDADE NA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPA;

RAFAEL VILHENA SOARES, ROBERTO YURI COSTA DIAS, AMANDA LUCENA DE MEDEIROS, MARIA DE FATIMA MENDES LEAL, ROBERTO TETSUO FUJIYAMA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Avalia-se que a inclusão de pessoas com deficiência física no ensino superior ainda se encontra distante da realidade vista como ideal, o preparo do ambiente, a dificuldade de locomoção e a falta de atenção a este assunto configuram-se como empecilho à adaptação à experiência acadêmica. A ideia de se realizar uma pesquisa a respeito da inclusão surgiu em decorrência destes fatores que dificultam a democratização do ensino. Nesse contexto, o presente artigo visa avaliar a estrutura do ambiente da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA (Universidade Federal do Pará) para acomodar alunos cadeirantes e com mobilidade reduzida, verificando se o espaço acadêmico está de acordo com as normas vigentes. Para isso, foram apresentados mapas e figuras que ilustram os ambientes destinados aos alunos. Destacam-se as adaptações realizadas para garantir acessibilidade, como rampas, elevadores e banheiros adaptados. Além disso, aborda a importância de políticas inclusivas e sensibilização da comunidade acadêmica para promover um ambiente acolhedor e igualitário.

acessibilidade, estudantes, engenharia
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