Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5119

ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO APLICADA NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE;

IASMIM BARBOZA MARQUES DA SILVA, ANA CAROLINA DOS SANTOS BATISTA, ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO, ESTELA CLAUDIA FERRETTI;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Neste trabalho realizou-se a análise dos dados de uma atividade de investigação de nível três de abertura a qual demanda um elevado grau de autonomia dos alunos, aplicada no ano de 2022 no em uma Instituição da rede Federal de Ensino. A atividade desenvolvida teve como objetivo estimular a argumentação científica, o pensamento crítico e a escrita científica dos estudantes. A partir dos conceitos envolvidos na Introdução à Mecânica dos Fluidos. Com o estímulo à escrita espera-se o aumento da complexidade da argumentação, o que é, de extrema relevância dentro da sociedade visto que,favorece a criticidade do que se é vivenciado além das salas de aula. Durante o estudo foram aplicadas quatro questões norteadoras sobre Introdução à Mecânica dos Fluidos a uma turma de vinte (20) alunos. Como suporte para o aprendizado, a prática contou com o uso de simuladores, que favorecem o protagonismo e a colaboratividade entre os estudantes. Durante o desenvolvimento da atividade os estudantes produziram relatórios. Para avaliar a qualidade dos argumentos desenvolvidos pelos alunos, utilizou-se o Padrão Argumentativo de Toulmin (TAP). Na análise dos resultados, observou-se que a atividade proposta se qualificou como uma abordagem que promoveu a escrita e a argumentação científica.

Alfabetização científica. Argumentação. Prática pedagógica. Ensino Aprendizagem. Simuladores.
Voltar