Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5118

O(A) ESTUDANTE-COORDENADOR(A) DE MONITORIAS: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL E SUA RELAÇÃO COM UM EFETIVO DESEMPENHO ACADÊMICO;

ANNA L?CIA MIRANDA COSTA, VIVIA LAYSSA DOS SANTOS SILVA, MARIA LUIZA CAVALCANTI DE ANDRADE ALBERTINS;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[117] 09.5. Assemelhados

Este estudo tem como objeto de atenção o papel de estudantes-coordenadores de Monitorias na prática do protagonismo estudantil, e sua relação com o desempenho acadêmico dos mesmos, enquanto estudantes dos Cursos de Engenharia. A partir da metodologia de Estudo de Caso, o exercício da coordenação de Monitoria pelos estudantes foi acompanhada de forma a identificar os aspectos relacionados às competências e habilidades desenvolvidas durante o respectivo exercício. Através de entrevistas, informações relevantes foram identificadas e analisadas. Para atender aos objetivos aqui propostos, foi utilizada uma abordagem mista que combinava análises quantitativas e qualitativas. Os resultados apontaram que o protagonismo estudantil é fundamental na formação dos(as) estudantes, preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais. As conclusões destes estudos mostram que à Universidade cabe o dever de apoiar e fomentar iniciativas de liderança estudantil como parte integrante das estratégias educacionais que favorecem o desempenho acadêmicos nos cursos de Engenharia.

Desenvolvimento Acadêmico, Protagonismo Estudantil, Monitorias, Estudante-Coordenador
Voltar