5118
O(A) ESTUDANTE-COORDENADOR(A) DE MONITORIAS: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL E SUA RELAÇÃO COM UM EFETIVO DESEMPENHO ACADÊMICO;
ANNA L?CIA MIRANDA COSTA, VIVIA LAYSSA DOS SANTOS SILVA, MARIA LUIZA CAVALCANTI DE ANDRADE ALBERTINS;
Este estudo tem como objeto de atenção o papel de estudantes-coordenadores de
Monitorias na prática do protagonismo estudantil, e sua relação com o desempenho
acadêmico dos mesmos, enquanto estudantes dos Cursos de Engenharia. A partir da
metodologia de Estudo de Caso, o exercício da coordenação de Monitoria pelos
estudantes foi acompanhada de forma a identificar os aspectos relacionados às
competências e habilidades desenvolvidas durante o respectivo exercício. Através de
entrevistas, informações relevantes foram identificadas e analisadas. Para atender
aos objetivos aqui propostos, foi utilizada uma abordagem mista que combinava
análises quantitativas e qualitativas. Os resultados apontaram que o protagonismo
estudantil é fundamental na formação dos(as) estudantes, preparando-os para os
desafios acadêmicos e profissionais. As conclusões destes estudos mostram que à
Universidade cabe o dever de apoiar e fomentar iniciativas de liderança estudantil
como parte integrante das estratégias educacionais que favorecem o desempenho
acadêmicos nos cursos de Engenharia.
Desenvolvimento Acadêmico, Protagonismo Estudantil, Monitorias, Estudante-Coordenador