5116
PERFIL DE GÊNERO NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ABRIGADOS NA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;
MARIA DE LOURDES MELO GUEDES ALCOFORADO, SIMONE ROSA DA SILVA, VERUSCA SEVERO DE LIMA, GILVANIA LUCIA DA SILVA VILELA, SERGIO CAMPELLO OLIVEIRA, ALEXANDRE DUARTE GUSM?O;
COBENGE24
[31] 09. Programas Especiais
[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa global da ONU para abordar desafios até 2030, incluindo educação de qualidade e equidade de gênero. A disparidade de gênero persiste nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), com pouca representação feminina em cursos e profissões, incluindo Engenharia e Tecnologia da Informação (TI). Este estudo na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE) apresenta análise que revela desequilíbrio de gênero, ao longo de mais de uma década, no que concerne ao número de discentes no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas (PPGES) e no Programa de Pós Graduação em Engenharia da Computação (PPGEC). Em relação ao Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PEC) há a evidência de um equilíbrio entre o número de homens e mulheres ao longo dos anos. Os dados dos docentes revelam a mesma tendência encontrada quanto aos discentes. Destaque deve ser dada a ausência de mulheres bolsistas de produtividade em dois dos três programas analisados.
Equidade de Gênero, Pós Graduação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável