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Artigo


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INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE GERAÇÃO DE DADOS SINTÉTICOS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA.;

JO?O PAULO DE OLIVEIRA MACEDO, GILMAR BARRETO, PAULO VICTOR DE OLIVEIRA MIGUEL;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A humanidade está vivendo um momento histórico único, pois estamos lidando com uma enorme quantidade de dados, conhecida como Big Data. Há uma tendência crescente de coletar informações, analisá-las e tirar conclusões, além de desenvolver algoritmos e sistemas baseados em Inteligência Artificial (IA) cada vez mais avançados, que podem ser aplicados em diversas áreas. No entanto, essa necessidade de sistemas especializados e inteligentes traz consigo preocupações relacionadas à privacidade, integridade e escassez de dados. Este trabalho destaca a importância dos dados como base para estudantes, desenvolvedores e pesquisadores na modelagem de sistemas e solução de problemas. No entanto, em muitas situações, a extração de dados reais do mundo se torna um processo lento e inviável devido ao tempo necessário para monitoramento e coleta, interferências externas ou viés dos dados coletados. Isso pode tornar algumas aplicações inviáveis com dados puramente reais. É nesse contexto que se faz necessária a adoção de novas técnicas de geração e modelagem de dados na Engenharia. A geração de dados sintéticos é uma maneira de garantir a privacidade, integridade e volume de informações, permitindo controlar o tempo, a quantidade, a integridade e a privacidade dos dados necessários para treinar sistemas inteligentes. Além disso, este trabalho aborda os fundamentos da relação entre professores e alunos, demonstrando como, ao longo do tempo, a Engenharia tem impactado significativamente o desenvolvimento da sociedade, estabelecendo um novo padrão técnico e científico. A união entre ciência e tecnologia na Engenharia é responsável por renovar as esperanças e alimentar as expectativas sociais para o futuro, com foco na superação de diversos problemas. A sociedade moderna depende da Engenharia, e os avanços tecnológicos são resultados desse trabalho. Portanto, é de fundamental importância incorporar formas eficazes de desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos, de modo que eles possam atender às necessidades sociais com uma base científica sólida e uma compreensão global dos problemas mais variados. Portanto, neste trabalho, propomos a incorporação da geração de dados sintéticos por meio de uma Rede Gerativa Adversaria (GAN) como ferramenta para o processo educacional. Essa abordagem está vinculada a uma proposta metodológica de ensino, na qual o professor desempenha o papel de orientador e o aluno, o papel de protagonista em seu próprio processo de aprendizagem.

dados sintéticos, processo de ensino-aprendizagem, inteligência artificial.
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