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Artigo


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BOAS PRÁTICAS NA CURRICULARIZACAO DA EXTENSÃO NO PRIMEIRO ANO DOS CURSOS DE ENGENHARIA ;

HECTOR ALEXANDRE CHAVES GIL, RODRIGO CUTRI, CRISTIANE MARIA BARRA DA MATTA, ANGELO EDUARDO BATTISTINI MARQUES;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[111] 08.2. ENADE

Este trabalho apresenta os resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos de extensão pelos alunos do primeiro ano do curso de Engenharia, com o objetivo de destacar as melhores práticas relacionadas a esse processo de implementação curricular. Os principais objetivos foram aplicar uma metodologia de projetos, expandir a visão de mundo dos estudantes e desenvolver novas habilidades e competências. A extensão universitária na instituição foi implementada por meio de um programa anual de mentoria para estudantes do primeiro ano de todos os cursos. Neste programa, os estudantes trabalharam em equipes sob a orientação de um professor mentor durante dez meses. Eles utilizaram metodologias de gerenciamento de projetos, Design Thinking, mapeamento de empatia, brainstorming, desenvolvimento de personas e outras ferramentas para definir, propor, desenvolver e apresentar soluções para problemas relacionados à comunidade. Todos os projetos propostos deveriam estar alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ser de baixo custo e replicáveis, e ter uma entidade externa ou associação comunitária como parceira. Ao longo dos meses, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver suas propostas, implementá-las e, ao final do ano letivo, apresentar os resultados em uma apresentação aberta a toda a comunidade acadêmica.

Educação em engenharia, mentoria, extensão
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