Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5101

UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA ÁREA DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR;

ANDREZA THOMAZ QUARESMA, ANA CLARA SANTOS MAURI, JOAO PAULO BARBOSA, RENATO DO NASCIMENTO SIQUEIRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

Há um alto índice de evasão nos cursos de engenharia no Brasil, que, ao mesmo tempo, exige cada vez mais profissionais qualificados nessa área. Esse trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de usar o Ansys Discovery, um programa que utiliza a inteligência artificial como ferramenta computacional e didática para fazer com que os alunos se interessem mais no curso, visualizando fenômenos em formas de simulações que apresentam resultados instantâneos. Como exemplo, foi utilizada a área de transferência de calor para realizar simulações simples que podem ser aplicadas em sala de aula com pouco tempo e usada como objeto de estudo e comparação para com a teoria. Além disso, o uso do programa pode ser utilizado em várias outras áreas de estudo da engenharia, e por ser uma tecnologia nova, apresenta um diferencial para o professor em suas aulas e também para o aluno em seu currículo.

Inteligência artificial, Simulações, Transferência de calor, Evasão, Ferramenta computacional, Ansys Discovery, Tecnologia
Voltar