5100
Metodologias ativas em cursos técnicos de Eletrotécnica e Eletromecânica: um relato de experiência docente;
LUAN RIBEIRO BRAGA, C?NTIA FERNANDES MARCELLOS;
A adoção de novas ferramentas de ensino, como as metodologias ativas, representam um desafio para professores e estudantes. Seu enfrentamento, contudo, proporciona aos professores o uso de abordagens pedagógicas, com potencial de promover o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. O trabalho buscou avaliar a efetividade da adoção da Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no processo de aprendizagem de estudantes dos cursos técnicos de nível médio, bem como registrar as observações de um jovem engenheiro-professor ao longo de sua experiência de qualificação docente. As intervenções foram realizadas em uma turma do curso técnico integrado em Eletrotécnica (público de 17 a 19 anos) e uma outra do curso técnico concomitante/subsequente em Eletromecânica (público de 18 a 58 anos). Em ambas as turmas foi desenvolvido o tema de Controle de Processos na Automação Industrial em aplicações presentes na Agricultura e Zootecnia de Precisão. Durante o processo, o professor utilizou um diário de bordo para registrar suas observações e interações com os estudantes, além de avaliações formativas e de abordagem mista nas atividades propostas. Os resultados mostraram diferenças no desempenho das turmas, conforme a metodologia adotada. Com a utilização da SAI, verificou-se, por meio do registro observacional, que a turma de Eletrotécnica apresentou melhor desempenho quando comparada com a turma de Eletromecânica. Já com a utilização da ABP, a turma de Eletrotécnica obteve um desempenho inferior nas atividades propostas em relação à turma de Eletromecânica. A intervenção permitiu ao professor observar habilidades cognitivas e socioemocionais de seus alunos, que, até então, não eram manifestas em sala de aula. O docente observou que a diversificação do ambiente escolar com a utilização das metodologias ativas favorecem o desenvolvimento das competências e habilidades, proporcionando aos estudantes o gosto para o aprender.
cursos técnicos, engenheiro-professor, experiência docente, metodologias ativas.