5098
USO DA PLATAFORMA BIM NAS PRÁTICAS DE ENSINO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFAL, CAMPUS MACEIÓ: PERSPECTIVAS APÓS A REFORMULAÇÃO DO PPC;
ISABELLE CRISTINE SILVA PEREIRA, JENNIFER ATAIDE DOS SANTOS, ALEXANDRE CUNHA MACHADO, VINICIUS DANTAS;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização
O BIM (Building Information Modeling) ou modelagem da informação da construção já é uma realidade na indústria da construção civil. Nas instituições de ensino essa metodologia de trabalho colaborativa, aplicada no desenvolvimento de projetos de Engenharia e Arquitetura, também vem sendo incorporada nas práticas pedagógicas nas matrizes curriculares e nos planos pedagógicos dos cursos correlatos. Oportunamente, tomando proveito da necessidade de reformulação do Plano Pedagógico do Curso (PPC) à luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Campus Maceió do IFAL incorporou significativos elementos de utilização integrada do BIM em diversos componentes curriculares no novo PPC. Neste contexto, este projeto visa realizar análises e experimentos testes vislumbrando as perspectivas práticas da implantação do BIM.
BIM, Componentes curriculares, Engenharia, PPC, Projeto.