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A HUMANIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR;

Karla de Souza Torres, Gilmar Barreto;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização

Diante das transformações, dos desafios e das inseguranças sociais da atualidade, principalmente considerando o contexto pós-pandêmico, nunca foi tão importante e tão necessária a valorização do ser humano dentro das organizações. As instituições acadêmicas, como células de formação da sociedade, são capazes de desencadear um efeito positivo que se estende das comunidades acadêmicas para toda a sociedade. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar como as competências de humanização podem contribuir para a gestão, em qualquer âmbito, dentro de instituições de ensino. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com revisão de literatura para construir o referencial teórico e direcionar para as ações e competências a serem desenvolvidas. O Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) é a instituição de ensino superior escolhida como exemplo de aplicação, mostrando-se como uma gestão democrática e humanizada permeia as normativas institucionais atuais. Os resultados obtidos apontam para a importância da humanização para uma gestão acadêmica mais eficiente e acolhedora, e para a superação das tensões e resposta aos desafios atuais. Conclui-se pela necessidade de formação de pessoas para a gestão democrática com competências de humanização, essenciais à gestão educacional.

Gestão acadêmica, gestão humanizada, competências de humanização, gestão educacional.
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