Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5092

PROJETO DE EXTENSÃO MENINAS PROGRAMADORAS: PROMOVENDO INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA TECNOLOGIA;

FRANCIELY OLIVEIRA DE SOUSA, NETALIANNE MITCHELLE FAGUNDES HERINGER, LEONARDO DE ASSIS SILVA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

Este documento apresenta um Projeto de Extensão chamado "Meninas Programadoras", realizado no campus Guarapari do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com o principal objetivo de promover a inclusão e a diversidade na área de tecnologia, bem como proporcionar experiências para os estudantes de graduação envolvidos como monitores. Foram formadas equipes de mentores, monitores e tutores para oferecer suporte durante as atividades educacionais. O projeto ofereceu aulas de programação e robótica para alunas do 8º e 9º anos de escolas públicas, utilizando metodologias de ensino ativas. Além disso, os estudantes de graduação assumiram o papel de protagonistas, recebendo autonomia e experiências que poderiam contribuir para suas vidas profissionais. As alunas participaram de competições de robótica promovidas pelo projeto, aplicando o conhecimento adquirido e aumentando a autoconfiança, o interesse em carreiras técnicas e as habilidades tecnológicas. A avaliação por meio de questionários mostrou mudanças positivas nas percepções e aspirações das participantes em relação a carreiras técnico-científicas. Este projeto contribuiu significativamente para incentivar a participação feminina na área de tecnologia, destacando a importância de iniciativas focadas na inclusão e diversidade na educação científica e tecnológica.

programação, robótica, educação, inclusão, mulheres na tecnologia, metodologias ativas.
Voltar