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PROPOSTA DE BANCADA DIDÁTICA PARA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE NÍVEL E VAZÃO - P&ID e DCP;

ANDRE ATHAYDES MARTINS, BENE REGIS FIGUEIREDO, ROSIANE RIBEIRO ROCHA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[117] 09.5. Assemelhados

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as atividades industriais possuem a segunda maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Entretanto, a entidade também constatou que existe uma grande demanda pela mão de obra qualificada, apesar do alto número de trabalhadores disponíveis no mercado. As instituições de ensino têm buscado atender essa demanda por meio de cursos profissionalizantes com uma abordagem de aprendizagem prática nos laboratórios, onde se encontram as plantas didáticas. Também chamada de bancadas, elas são plataformas que simulam processos industriais para que os estudantes tenham a oportunidade de aplicar a teoria e de conhecer os dispositivos industriais. Todavia, as plantas didáticas disponíveis no mercado têm um custo elevado e seus componentes não são frequentemente utilizados nas indústrias. Diante desse contexto, estabeleceu-se o objetivo de criar um projeto de construção da bancada didática a ser implementada em um dos laboratório do IFES Campus Serra, a fim de contribuir para aprendizagem dos alunos na área de controle e automação. Neste trabalho foram realizados pesquisas bibliográficas, conduzidas reuniões e elaboração de esboços até obter uma versão satisfatória do diagrama de processo e instrumentação (P&ID) e o diagrama de comando e potência (DCP) da bancada. Os resultados desse trabalho serão utilizados como base para a modelagem 3D da bancada, que é próxima fase do projeto.

Automação, Malhas de Controle, Bancada Didática, Diagrama Elétrica, Instrumentação, P&ID
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