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Artigo


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QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES INTERNOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO PRÁTICO DE TÉCNICAS DE MONITORAMENTO NA ENGENHARIA AMBIENTAL;

BRUNO FURIERI, FRANCIELE RIBEIRO CAVALCANTE, GEISIELY DO ESPIRITO SANTO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Atualmente, a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, como locais de trabalho e estudo. Compreender a qualidade desses espaços é essencial, pois ignorar essa questão pode afetar a saúde e a eficiência no trabalho. Pensando nisso, em uma disciplina do curso de Engenharia Ambiental foi estabelecida uma abordagem de ensino, em que os alunos analisaram a Qualidade do Ar Interior (QAI) em um ambiente universitário com ventilação mecânica, interligando a teoria à prática. Foram utilizadas técnicas de monitoramento contínuo para avaliar parâmetros como material particulado, CO2, temperatura e umidade relativa. Os dados coletados são cruciais para avaliar a saúde e o conforto dos ocupantes desses ambientes. Os resultados obtidos indicaram uma boa concordância com os valores limites estabelecidos para a maioria dos parâmetros avaliados, com exceção do CO2. No entanto, os autores propuseram uma possível solução para esse problema, indicando ser resolvida. Além disso, essa abordagem prática permitiu que os alunos aprendessem a operar os equipamentos de monitoramento do ar, identificassem os desafios encontrados e propusessem soluções para um monitoramento mais correto e eficiente. Dessa forma, foi possível destacar a importância de atividades práticas e estratégias educacionais frente aos desafios ambientais atuais, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e aplicável.

Qualidade do ar interior, metodologias de ensino, engenharia ambiental, projetos
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