5088
PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UFSCAR BASEADO EM COMPETÊNCIAS E ATIVIDADES CURRICULARES EXTENSIONISTAS;
FREDY JO?O VALENTE, EDILSON REIS RODRIGUES KATO, RICARDO MENOTTI, LUCIANO DE OLIVEIRA NERIS, ALAN DEM?TRIUS BARIA VALEJO, JANDER MOREIRA, MURILLO RODRIGO PETRUCELLI HOMEM, KELEN CRISTIANE TEIXEIRA VIVALDINI;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) e a coordenação do curso de bacharelado em Engenharia de Computação vem, de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para as Engenharias e as "Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira", promovendo uma adequação no projeto pedagógico do curso com o intuito de incorporar a visão da formação dos egressos baseadas no desenvolvimento de suas competências técnicas e sócio emocionais e na sua atuação extensionista. O objetivo é proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento do pensamento criativo, com sólida base teórica, da capacidade de inovação e de empreendedorismo dos graduandos em Engenharia de Computação da UFSCar. Neste sentido, o Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Computação (NDE-EC) buscou incorporar essas modificações através do diálogo com os docentes do curso, utilizando uma estratégia inovadora, baseada em metodologia ativa de aprendizagem, e os princípios norteadores institucionais da UFSCar, descritos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Este trabalho relata a adequação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia de Computação da UFSCar pelo NDE-EC descrevendo a abordagem utilizada, a qual constou de dois momentos distintos e subsequentes no estabelecimento das competências relacionadas ao curso, sua forma de implementação e atuação com os docentes do curso, assim como a abordagem utilizada para a inclusão da extensão universitária no curriculum do curso. Os resultados alcançados mostraram-se consistentes de acordo com os princípios do PDI e das resoluções/regras estabelecidas na UFSCar sobre as novas DCNs e a curricularização da extensão, culminando na elaboração de um PPC para o curso de EC que foi submetido à Pró-reitoria de graduação e encontra-se em análise.
Diretrizes Curriculares Nacional, DCN, Curricularização da Extensão, Projeto Pedagógico do Curso, Núcleo Docente Estruturante, UFSCar, Engenharia de Computação.