5085
EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DE ENSINO "OFICINAS DO MUNDO MAKER" REALIZADO NO IFES CAMPUS SERRA;
ROSIANE RIBEIRO ROCHA, RICHARD JUNIOR MANUEL GODINEZ TELLO, FL?VIO GARCIA PEREIRA, GABRIEL TOZATTO ZAGO, MARCOS SIMAO GUIMARAES;
Este artigo relata a implementação bem-sucedida do projeto de ensino "Oficinas do Mundo Maker" no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Serra, com o objetivo de promover a cultura maker entre os estudantes e capacitá-los em áreas como modelagem 3D, impressão 3D, robótica e microcontroladores. Por meio de oficinas online e minicursos presenciais, o projeto buscou engajar os alunos em atividades práticas e interdisciplinares, integrando teoria e prática. Os resultados da pesquisa de satisfação demonstraram uma alta taxa de satisfação dos participantes, destacando a qualidade do ensino, a relevância dos conteúdos e o impacto positivo no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. Implicações práticas incluem o reconhecimento do Laboratório Maker como um espaço vital para a formação dos estudantes e a necessidade de revisões curriculares para integrar abordagens de ensino Maker de forma mais eficaz. Sugestões para pesquisas futuras abrangem investigações sobre os impactos a longo prazo do projeto na empregabilidade dos alunos e estudos longitudinais sobre a sustentabilidade e a escalabilidade de iniciativas de Educação Maker. Este estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre a Educação Maker e destaca seu potencial para enriquecer a formação dos estudantes em áreas STEM.
Educação Maker, Cultura Maker, Ensino Técnico, Laboratório Maker, Aprendizagem Prática.