Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5080

NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR;

ROMARIO DE OLIVEIRA BARBOSA, MARCOS ANT?NIO LEANDRO, MARIANA MARTINS LIMA, VICTOR DE PAULA SILVA, GABRIEL COSTA MARTINS, MATEUS HENRIQUE DA COSTA, REGINALDO BARBOSA FERNANDES, JULIANA VILELA LOUREN?ONI BOTEGA;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação

O nivelamento em Matemática para o Ensino Superior surge como uma necessidade diante das dificuldades enfrentadas por alunos ingressantes na graduação, especialmente nas disciplinas introdutórias como Cálculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Essas dificuldades frequentemente derivam de deficiências na base de aprendizado ou lacunas conceituais, comprometendo a compreensão e aplicação dos conteúdos. O nivelamento propõe uma revisão e fortalecimento dos conceitos fundamentais, adaptando-se às necessidades dos alunos. Estudos demonstram sua eficácia em melhorar o desempenho dos estudantes e reduzir a evasão escolar. No entanto, a implementação de programas de nivelamento enfrenta desafios, como a baixa adesão dos alunos, que pode impactar negativamente os índices de aprovação nas disciplinas subsequentes. Este artigo discute os resultados de um programa de nivelamento em Matemática realizado por um grupo PET de Engenharia Elétrica, destacando os desafios enfrentados e as lições aprendidas para futuras iniciativas. Embora os resultados tenham sido abaixo do esperado devido à baixa procura, o programa ofereceu valiosa experiência aos participantes, visando melhorar estratégias de divulgação e promover resultados mais positivos em futuras implementações.

Nivelamento de matemática, Ensino superior, Dificuldades dos alunos, Cálculo I, Geometria Analítica, Álgebra Linear.
Voltar