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O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA: AS VERSÕES FRANCESA E BRASILEIRA;

MICHELI CRISTINA STAROSKY ROLOFF, LUIS MAURICIO MARTINS DE RESENDE, CRISTIAN JOSEPH ANTOINE MERCAT, JULIANA CASTANON XAVIER;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O objetivo deste artigo é compreender a dinâmica da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 a partir da realidade da Université Claude Bernard Lyon 1 e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Durante o ano escolar 2022-2023, houve uma turma da disciplina de Álgebra e Análise no curso preparatório na Lyon 1. Os alunos foram divididos em 5 grupos de Travaux Dirigés, para a resolução de exercícios. Durante os dois semestres, oito professores foram observados. Além disso, a UTFPR de Pato Branco ofereceu quatro turmas de Cálculo Diferencial e Integral 1 no segundo semestre de 2023. Atividades de ensino foram observadas e anotados o tempo de duração, como o tempo em que o professor passa dedicado ao quadro, tempo que os alunos passam resolvendo exercícios individualmente, e as discussões com toda a classe, por exemplo. Além disso, os professores também responderam um questionário sobre a frequência com que realizam certas atividades, bem como quais atividades eles acreditam que podem melhorar a aprendizagem dos alunos. O tempo destinado à resolução de exercícios e as oportunidades de desenvolver um ensino mais centrado no aluno, estão entre os principais aspectos que podem inspirar mudanças e melhorias no modelo brasileiro no contexto dos cursos de Engenharia.

Cálculo Diferencial e Integral, Metodologia, Ensino e Aprendizagem
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