Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5075

BREVES REFLEXÕES SOBRE O USO DO CHATGPT NO ENSINO SUPERIOR ;

RENATA DOS SANTOS, ANALICE DE OLIVEIRA GON�ALVES, GUILHERME FELIPE ALVES MONTEIRO, JULIA MACHADO CRUZ GUIMARAES OLIVEIRA, LUCAS GABRIEL VITORINO MARTINS, YURI AUGUSTO SILVA TEIXEIRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

O avanço da inteligência artificial (IA) retrata, no âmbito acadêmico, a grande porcentagem de alunos que estão utilizando-a para a realização de trabalhos, resumos e resoluções de atividades. Além disso, é possível enxergar seus benefícios e seus malefícios durante o período de graduação: uma delas é a maneiras de usar a IA em favor do próprio aprendizado ou a busca de informações que podem resultar em respostas incorretas ou falsas. O ChatGPT, apesar de vir a ser um grande aliado, pode ocasionar em contravenções, já que não oferece citação ou referência de onde a informação foi retirada e, quando se utiliza uma informação de maneira inapropriada, pode ou deve ser considerado plágio. Com a chegada do ChatGPT, percebe-se que os estudantes não têm recorrido mais efetivamente a bibliotecas, artigos e referências confiáveis. Assim este artigo tem como objetivo, por meio da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso, ocorrido em 2023, sinalizar como o uso dessa ferramenta afeta a vida acadêmica dos graduandos.

ChatGPT, benefícios e malefícios, graduação, inteligência artificial, reflexões.
Voltar