Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5074

O Papel do Laboratório de Eletrônica Digital como Disciplina Integradora de Competências para o Desenvolvimento de Projetos de Engenharia;

PAULO SERGIO CUGNASCA, ANTONIO VIEIRA DA SILVA NETO, EDSON TOSHIMI MIDORIKAWA, REGINALDO ARAKAKI;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

As disciplinas de Laboratório de Eletrônica Digital estão entre as primeiras oportunidades práticas nas quais os alunos da graduação em Engenharia da Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo possuem conhecimento suficiente para desenvolver habilidades para a experimentação de projetos completos de engenharia. Dada essa oportunidade, as disciplinas do Laboratório de Eletrônica Digital foram estruturadas de forma a exercitar toda a taxonomia de Bloom por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas na área de sistemas digitais. O objetivo deste artigo é detalhar como isso é alcançado por meio de duas ferramentas de ensino: experimentos incrementais e um projeto dirigido. Os alunos inicialmente aprendem e exercitam habilidades técnicas e colaborativas em uma série de experimentos incrementais que culminam no projeto de um jogo. Posteriormente, os alunos desenvolvem um projeto orientado, com liberdade para escolher o tema e planejar o desenvolvimento, e sob orientação dos professores para que os requisitos didáticos da disciplina sejam cumpridos. Os resultados alcançados nos oferecimentos de 2023 e 2024 dos cursos Laboratório de Eletrônica Digital indicam que os requisitos didáticos foram cumpridos com projetos que atenderam e até superaram as expectativas dos docentes. Futuras melhorias do Laboratório de Eletrônica Digital incluem sua adaptação a atividades extensionistas, de tal forma que os projetos desenvolvidos pelos alunos sejam revertidos para aplicações sociais.

Aprendizado Orientado a Problemas, Laboratório de Eletrônica Digital, Projeto de Engenharia, Sistemas Digitais, Taxonomia de Bloom.
Voltar