5070
OBJETO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DE PRECONCEITO ENFRENTADAS POR MULHERES;
HADASSA HARUMI CASTELO ONISAKI, LUCAS RIBEIRO MATA, ROSELI DE DEUS LOPES;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[109] 07.5. Avaliação docente
Um dos desafios das instituições de ensino de engenharia no Brasil é a promoção da igualdade de gênero, eliminando barreiras à livre escolha da engenharia como carreira por mulheres. Neste sentido, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação de um Objeto de Aprendizagem (AO) que visa conscientizar o público em geral sobre situações de preconceito vivenciadas por mulheres. A metodologia adotada inclui a criação de um ambiente educativo em Realidade Virtual (RV) 360º utilizando a Plataforma Thinglink, em que usuários podem explorar cenas com pílulas de aprendizagem que destacam situações comuns de preconceito no cotidiano feminino. A avaliação do recurso educacional foi conduzida por meio de um questionário com 11 participantes e apontou resultados positivos em relação aos aspectos de acessibilidade e usabilidade, alinhamento do tema escolhido com os formatos de conteúdo apresentados e nível de inovação da proposta.
Realidade Virtual. Preconceito. Aprendizagem virtual.
Voltar