Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5068

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO CHATGPT 3.5 EM QUESTÕES DE ENGENHARIA MECÂNICA: UM ESTUDO COMPARATIVO USANDO O ENADE 2019;

FERNANDO C?SAR MEIRA MENANDRO, FRANSERGIO LEITE DA CUNHA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

Este artigo aborda o uso da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT e suas implicações no contexto educacional. Embora o ChatGPT seja uma ferramenta avançada de processamento de linguagem natural, sua utilização inadequada como fonte absoluta de informações pode levar a resultados equivocados. O artigo destaca as limitações do ChatGPT na sua versão 3.5 em compreender o texto, fornecer informações atualizadas e acessar dados específicos. Além disso, discute-se a importância dos usuários, especialmente os alunos, compreenderem que o ChatGPT não substitui a pesquisa, o pensamento crítico e a consulta a fontes confiáveis. O estudo propõe a aplicação de uma prova de Engenharia Mecânica, o ENADE 2019, ao ChatGPT, a fim de comparar seus resultados com os obtidos pelos estudantes reais, demonstrando que o ChatGPT, na versão estudada, ainda não é adequado para fornecer respostas precisas e aprofundadas nesse campo.

ChatGPT, inteligência artificial, grandes modelos de linguagem, uso adequado do ChatGPT na sala de aula, limitações do ChatGPT, ENADE.
Voltar