5067
METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO BENEFICIA LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA NO IFBA CAMPUS PAULO AFONSO;
ANA JULIA OLIVEIRA MARQUES, ARITTAN JACINTO FERREIRA, FERNANDO CARLOS FERREIRA DE OLIVEIRA, FRANCISCO ALAN GOMES DE OLIVEIRA, EVANDRO AILSON DE FREITAS NUNES;
As metodologias ativas de ensino configuram um eficiente modelo de ensino-aprendizagem que estimula a autonomia intelectual do estudante e substitui as aulas expositivas por aulas dinâmicas. Devido a sua característica disruptiva, algumas instituições de ensino ainda conservam a metodologia tradicional de ensino e, por isso, ainda não experimentaram as vantagens que essa ferramenta pode fornecer. Neste trabalho, são apresentados os resultados da aplicação da metodologia ativa de ensino para os alunos do curso de engenharia elétrica, que foram estimulados a mitigar as limitações de experimentos práticos que consolidam os conhecimentos das disciplinas de máquinas elétricas, qualidade de energia elétrica e eficiência energética. Ao final do trabalho, os alunos conseguiram ampliar o escopo das aulas experimentais realizadas no laboratório de eletrotécnica do Instituto Federal da Bahia campus Paulo Afonso, ao estruturar uma nova prática pedagógica com equipamentos já existentes no instituto.
Metodologia ativa de ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Correção do fator de potência; Compensador síncrono; Qualidade de energia elétrica; Máquinas elétricas.