5065
PROJETO E APERFEIÇOAMENTO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL;
ISAAC FERNANDES RODRIGUES, PEDRO HENRIQUE BEZERRA SOTOMAYOR, ALEXANDRE VINICIUS TAVARES ZAINA, ANTONIO RUCKER FILHO, RAPHAEL MARQUES GUIMARAES, FABRICIO PARRA SANTILIO, OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA;
O artigo aborda a atualização de um jogo educativo destinado a facilitar a aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Controlado por uma placa Arduino Mega, o jogo permitia a associação de figuras a letras através de cartões RFID. Problemas como a permanência da seleção de letras, a ineficiência do sensor de luminosidade e a falta de acessibilidade para crianças com deficiência visual foram identificados.
As melhorias implementadas incluem a adição de novos cartões RFID, a resolução da seleção permanente de letras, a remoção do sensor de luminosidade, e a introdução de um módulo MP3 para reprodução de áudios, tornando o jogo mais acessível auditivamente. Novos modos de jogo foram criados, envolvendo a digitação de palavras. A alimentação do circuito foi otimizada com baterias recicladas e a caixa do jogo foi redesenhada para acomodar novos componentes. Placas de circuito impresso foram projetadas e fabricadas para aprimorar a montagem e o funcionamento do jogo.
Essas atualizações tornaram o jogo mais inclusivo e eficaz, com maior interatividade e acessibilidade, destacando a importância da tecnologia na educação especial. O próximo passo será avaliar o impacto do jogo no ambiente escolar, através de estudos de caso e feedback de educadores e alunos.
jogos eletrônicos, tecnologia assistiva, educação especial