Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5048

A INCORPORAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS PILOTOS;

LAURA LUISA COELHO CASTRO, IDALMO MONTENEGRO DE OLIVEIRA, CARLA CRISTINA ARAUJO PARREIRA, JESSIKA KELLY DE OLIVEIRA NUNES, HUGO CESAR COELHO MICHEL, VICTOR LUCIO AMARAL NUNES, MARCELO CARDOSO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

As rápidas mudanças nas interações sociais e a facilidade de acesso à informação trazidas pelo avanço da tecnologia exigem que os docentes repensem e modifiquem a forma de ensino de modo a garantir sua qualidade. Metodologias ativas de ensino têm sido usadas para assegurar o desenvolvimento de competências essenciais aos profissionais, para que consigam lidar com os desafios e as demandas atuais do mercado de trabalho. Este trabalho apresenta o emprego de metodologias ativas baseadas em projetos com alunos da graduação de Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais. São relatadas a implementação de uma planta piloto para a etapa de caustificação do Processo Kraft de papel e celulose, setor em crescente ascensão no Brasil, e o desenvolvimento do painel de controle para uso nesta planta piloto. As atividades foram essenciais para a formação profissional das pessoas envolvidas ao garantir o aprimoramento de habilidades e competências esperadas de profissionais da engenharia segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, como por exemplo a capacidade de trabalho em equipe. Os discentes foram capazes de aplicar o conhecimento técnico em situações reais, em um ambiente de colaboração interdisciplinar e multidisciplinar que fomenta a resolução de problemas complexos da engenharia de forma inovadora, com um viés holístico e humanista que considera também aspectos sociais e de sustentabilidade. Também demonstraram maior motivação e, além disso, vivenciaram a conexão da indústria com o meio acadêmico, essencial para demonstrar a aplicabilidade das técnicas aprendidas ao longo dos cursos

Planta piloto; Painel de controle; Ensino; Engenharia; Metodologia ativa; PjBL
Voltar