5047
STEM E ABP NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE NUMÉRICA DO DIÂMETRO COMERCIAL ATRAVÉS DA EQUAÇÃO DE RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DE UMA ESTRUTURA EM MADEIRA;
JUNIOR LEAL DO PRADO, RAIAN DE SOUZA MARIANO, MARCILIO DANTAS DE QUINTELA;
Este estudo emprega as metodologias ABP e STEM para desenvolver uma proposta de análise numérica do diâmetro comercial através da equação de resistência característica de uma estrutura de madeira. A proposta envolve uma investigação numérica estabelecendo conexões a partir de uma perspectiva STEM, visando garantir que os alunos adquiram as habilidades necessárias para sua execução. Com base no programa do curso de Cálculo Numérico e seus pré-requisitos, incluindo noções básicas de programação, a experiência de elaborar esta proposta provou ser enriquecedora. Ela desafiou os pesquisadores estudantes e aprofundou seu conhecimento diante de um problema real e complexo, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de uma equipe com níveis de conhecimento variados para gerenciar todas as etapas da resolução do problema.
Inovação no Ensino, Metodologia Ativa de Ensino, PBL, STEM, Análise Numérica.