Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5047

STEM E ABP NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE NUMÉRICA DO DIÂMETRO COMERCIAL ATRAVÉS DA EQUAÇÃO DE RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DE UMA ESTRUTURA EM MADEIRA;

JUNIOR LEAL DO PRADO, RAIAN DE SOUZA MARIANO, MARCILIO DANTAS DE QUINTELA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este estudo emprega as metodologias ABP e STEM para desenvolver uma proposta de análise numérica do diâmetro comercial através da equação de resistência característica de uma estrutura de madeira. A proposta envolve uma investigação numérica estabelecendo conexões a partir de uma perspectiva STEM, visando garantir que os alunos adquiram as habilidades necessárias para sua execução. Com base no programa do curso de Cálculo Numérico e seus pré-requisitos, incluindo noções básicas de programação, a experiência de elaborar esta proposta provou ser enriquecedora. Ela desafiou os pesquisadores estudantes e aprofundou seu conhecimento diante de um problema real e complexo, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de uma equipe com níveis de conhecimento variados para gerenciar todas as etapas da resolução do problema.

Inovação no Ensino, Metodologia Ativa de Ensino, PBL, STEM, Análise Numérica.
Voltar