Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5034

AÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CIRCUITO REATIVO;

DEISE MARIA CIROLINI MILBRADT, MARIANA VIEIRA CORONAS, LUCINEIA FABRIS, GUSTAVO TRINDADE CHOAIRE;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[111] 08.2. ENADE

A combinação entre aprender de maneira prática e dinâmica os assuntos trabalhados em sala de aula, tornam o aprendizado e as suas aplicações muito mais significativos. O estudante apresenta um maior interesse e um envolvimento mais significativo nas atividades, e consequentemente acaba adquirindo mais conhecimento com elas, quando existir uma real conexão entre teoria e prática. Deste modo, visando uma conexão do ensino teórico com a realidade dos estudantes e com o aprendizado prático, surge o Circuito ReAtivo. Essa iniciativa está vinculada ao projeto de extensão "Ações e Práticas sustentáveis na Educação Ambiental" referente à extensão curricular do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul, UFSM-CS. Participaram da ação, acadêmicos e docentes das disciplinas de Engenharia Ambiental, Fundamentos de Cálculo, Estatística Aplicada à Engenharia e Introdução à Economia. O Circuito ReAtivo foi organizado no formato de gincana com atividades que envolviam, de forma lúdica, jogos de raciocínio lógico-matemático, práticas esportivas e de cooperação, questões interdisciplinares com temas de conhecimentos gerais, conscientização ambiental e desenvolvimento sustentável. Este evento foi aplicado a alunos de quinto ao nono ano de uma escola de ensino fundamental da rede municipal do município de Cachoeira do Sul, RS, no primeiro semestre de 2023.

gincana, sustentabilidade, extensão, circuito educacional, ensino teórico-prático.
Voltar