5032
ESTUDO DE ROBÓTICA COMO METODOLOGIA PARA DESPERTAR VOCAÇÕES DE JOVENS PARA A ENGENHARIA: UMA EXPERIÊNCIA DO IFES CAMPUS GUARAPARI;
BERNARDO PACHECO CARRARA, LUCAS COLA AZEVEDO, NETALIANNE MITCHELLE FAGUNDES HERINGER;
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência docente do projeto GEOBR - Grupo de Estudos para a Olimpíada Brasileira de Robótica no Ifes - Campus Guarapari. A iniciativa visava integrar o estudo de robótica, voltado para final participação na OBR, com o ensino básico multidisciplinar para despertar interesse na carreira da engenharia nos alunos envolvidos. Durante o projeto, os alunos desenvolveram um robô físico e programaram um código para resolver os desafios propostos da competição, a partir dos conhecimentos adquiridos de acordo com o avanço do trabalho. Participaram também da modalidade teórica da olimpíada, exigindo estudo e dedicação de eletrônica, física, lógica e matemática. Foi visto nos alunos desenvolvimento em diferentes áreas de conhecimento, educacionais e sociais, além da ampliação da autonomia dos mesmos. Os estudantes apresentaram também o aumento do interesse pelas áreas de engenharia, principalmente na elétrica e controle. Os esforços mobilizados para o desenvolvimento deste trabalho demonstram a grande importância de projetos complementares para a vida estudantil.
Robótica educacional, complementação ao ensino, Olimpíada Brasileira de Robótica