5028
EXPLORANDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO BEER GAME NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS TUTORES;
MARIANNA CRUZ CAMPOS PONTAROLO, ANA CAROLLINY DE FARIAS BEZERRA, ANNE KAROLAYNE DE MACEDO MANAIA, DANILO CABRAL BARRETO, FERNANDO LOURRAN DE MELO OLIVEIRA, ISADORA JOICY SANTOS DA SILVA, JULIANA CAMPOS DE MEDEIROS, PEDRO VICTOR DANTAS DE BRITO;
O objetivo deste artigo é descrever a aplicação do Beer Game na disciplina de logística, com base na avaliação dos alunos participantes e também dos alunos tutores envolvidos no desenvolvimento e execução do jogo. O artigo utiliza uma abordagem exploratório-descritiva de estudo de caso sobre a aplicação do jogo Beer Game em uma disciplina de logística do curso de Engenharia de Produção. Todos os elementos do jogo são descritos como: regras, modo de jogar, pontuação, análise dos resultados e conceitos envolvidos. A pesquisa identificou na avaliação pré-jogo as potenciais dificuldades esperadas podem ser categorizadas em: compreensão de alguns conceitos como efeito chicote e custo total da cadeia de suprimentos, regras e funcionamento do jogo principalmente relacionado ao controle do tempo e fluxo de tarefas, e dificuldades no trabalho em equipe e comunicação. Após o jogo, foi aplicado um novo formulário de avaliação e todos os conceitos discutidos ficaram mais claros para os alunos de forma geral, assim como as soft skills de trabalho em equipe e comunicação foram percebidas como bastante importantes na dinâmica. Na visão dos facilitadores, a sua atuação permitiu observar de forma prática a dinâmica dos processos logísticos e a relevância da coordenação entre os elos da cadeia, já que estavam acompanhando os alunos e participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Este caso relatado não colocou em prática o Beer Game aplicado em dois momentos de aula distintos, o que poderia afetar ainda mais positivamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Como pesquisas futuras, observa-se a importância de avaliar o Beer Game com mais semanas de jogo e aprimorar as avaliações realizadas pré e pós-jogo.
Beer Game, Avaliação, Metodologias Ativas, Aprendizagem baseada em Jogos.