5021
Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPROJECT-BASED LEARNING PARA O ENSINO DE PROJETOS DE ESTRADAS;
RAFAEL FERNANDES DIONIZIO, MARIANA CAMPOS BRAVO THOMAZ, VIVIAN SILVEIRA DOS SANTOS BARDINI, ELOISA DEZEN KEMPTER, THOMAZ EDUARDO TEIXEIRA BUTTIGNOL;
Este artigo explora a importância das abordagens interdisciplinares e da aprendizagem baseada em projetos (PBL) utilizando a Modelagem da Informação da Construção (BIM) no ensino de Engenharia de Transportes, com foco em um estudo de caso realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Posteriormente, são apresentados os fundamentos teóricos que sustentam a integração do BIM no ensino, destacando a metodologia empregada no estudo é descrita detalhadamente, abrangendo o delineamento do conteúdo programático, a seleção do software (Civil 3D da Autodesk), a formulação do problema apresentado aos alunos e a estruturação das aulas. O problema apresentado envolve a conceituação de uma nova via de acesso às rodovias Anhanguera e Bandeirantes, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego na região de Limeira, São Paulo. Os resultados e as discussões destacam os desafios e as vantagens da incorporação do BIM no ensino de Engenharia de Transportes. Percebe-se que as abordagens interdisciplinares e o emprego de metodologias ativas, como a PBL, promovem a compreensão prática e o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem. Além disso, a integração gradual da BIM no currículo manifesta resultados positivos em termos de envolvimento do aluno e melhoria do desempenho acadêmico. A conclusão ressalta a importância da aplicação da BIM no ensino de Engenharia de Transportes para equipar os alunos com as habilidades necessárias para as demandas do setor e para facilitar experiências de aprendizado mais profundas e contextualizadas. Além disso, são delineadas recomendações para trabalhos futuros, incluindo a ampliação da aplicação da BIM em outras disciplinas e a realização de mais estudos de caso para avaliar a eficácia dessa abordagem pedagógica.
PBL, metodologia ativa, Engenharia de Transportes, BIM