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Artigo


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ABORDAGEM CTS NO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS;

GABRIEL EMILIANO MOTTA, JOSE MIGUEL MULLER;
Faltando

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[117] 09.5. Assemelhados

O presente artigo tem por objetivo apresentar a abordagem de temas do campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos. O artigo detalha a abordagem empregada na disciplina ATS - Alimentos, Tecnologia e Sociedade. O conjunto de artigos e livros escolhidos contemplou a diversidade de temas listados na ementa da disciplina: Relações da Ciência e Tecnologia com a Sociedade. Desenvolvimento da sociedade contemporânea. Aspectos econômicos, éticos, sociais, ambientais e políticos do desenvolvimento científico e tecnológico. Desenvolvimento tecnológico e a segurança alimentar. Produção de alimentos. Recursos naturais e as demandas da sociedade. Alimentos e sustentabilidade. Nos encontros semanais as discussões destas complexas relações permitiram uma melhor compreensão dos sistemas alimentares e sua importância. Para melhor abranger os tópicos foi elaborada uma matriz de classificação para identificar os assuntos previstos nos tópicos do programa da disciplina nos artigos/materiais selecionados na área de alimentos. Adicionalmente, os alunos foram desafiados a identificar possibilidades para ampliar a discussão do tema CTS no curso. Como resultado a matriz facilitou a discussão dos assuntos da ementa e os alunos como atividade de fechamento da disciplina sugeriram algumas possibilidades com potencial para abordagem e aprofundamento do tema CTS no curso de Engenharia de Alimentos. Foi possível também aprofundar as discussões em abordagens multidisciplinares e transdisciplinares contemplando propostas formativas estabelecidas nas DCNs para os cursos de engenharia e na política de implementação da Curricularização da Extensão.

CTS - Ciência Tecnologia & Sociedade; Engenharia de Alimentos; Sistemas Alimentares; Diretrizes Curriculares Nacionais
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