5018
ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO TECNOLÓGICO FEDERAL: DE DISCENTES A TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS;
MARCELA GOMES PINHEIRO, LORENZO JORDANI BERTOZZI LUZ, JOAO VICTOR DOMINGOS E SOUZA, FELIPE PACHECO SIQUEIRA, ARTHUR MENDES ROCHA ALVES, VICTOR BORGES LOURES DE PAULA, GABRIEL MEDEIROS MACEDO, MATEUS PEREIRA FERNANDES, LUIS AUGUSTO MATTOS MENDES, GABRIELLA CASTRO BARBOSA COSTA DALPRA, LUAN SOARES OLIVEIRA;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[112] 08.3. Acreditação de cursos
Apesar de várias iniciativas, a participação das mulheres em ambientes considerados majoritariamente masculinos (como os ambientes tecnológicos) ainda é reduzida. Um dos fatores que contribuem para esse problema é a invisibilidade dos obstáculos enfrentados pelas mulheres para alcançar a ascensão profissional, como o processo educacional feminino, que muitas vezes é influenciado por papéis sociais e estereótipos de gênero. Diante desse cenário, a inclusão das mulheres nesses ambientes precisa ser discutida e analisada. Este trabalho apresenta um panorama da participação feminina em dois anos de um evento tecnológico, bem como a presença delas em uma instituição federal de educação tecnológica, seja como alunas, professoras ou servidoras técnico administrativas. Além disso, apresenta dados coletados durante o evento tecnológico que ocorreu em 2022 e 2023, bem como dados institucionais coletados durante os dois semestres de 2023. Em suma, é possível perceber que a participação das mulheres em um evento tecnológico, apesar do aumento do público em geral, cresceu apenas 0,09% de um ano para o outro, enquanto os dados institucionais mostram que, em geral, as mulheres ainda são minoria em suas áreas. A principal contribuição do artigo é apresentar a realidade atual da participação feminina em uma instituição do interior, bem como as medidas que estão sendo tomadas para que esse público seja cada vez mais incluído no contexto em que vive.
Mulheres, Participação Feminina, Mulheres na Tecnologia