5015
SARNDBOX: CAIXA DE AREIA DE REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO ENSINO DA ENGENHARIA CIVIL;
SHELDON CRISTIANO SOUZA DA SILVA, ELIO CARDOZO MACHADO, VINICIUS DANTAS, ALEXANDRE CUNHA MACHADO;
A tecnologia na construção civil é cada vez mais presente. Inteligências artificiais, realidades aumentadas são comumente empregadas em projetos ligados às áreas de estruturas, hidráulicas, arquitetura e geologia por exemplo. As instituições de ensino de engenharia civil devem estar atentas a esse movimento inovador e uma dessas tecnologias é a Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox), uma ferramenta que pode ser aplicada no ensino-aprendizagem de conceitos de Topografia, Geologia e Hidráulica. Desenvolvida por Oliver Kreylos da UC Davis e disponibilizada gratuitamente sob licença GNU, a SARndbox integra a realidade aumentada a modelos topográficos físicos, permitindo simulações e efeitos gráficos.
Esse dispositivo possibilita aos usuários criar e manipular terrenos em tempo real, gerando modelos tridimensionais para a visualização de conceitos técnicos. Interativa e lúdica, esta ferramenta torna o aprendizado mais interessante e prático, proporcionando uma experiência educacional mais realista e promovendo o desenvolvimento de habilidades espaciais. Existem várias possibilidades de utilização em sala de aula como: estimulo a criatividade, facilitar a pesquisa em geologia e geografia, compreender a construção de mapas topográficos e desenvolver noções de bacia hidrográfica e movimento da água sobre o terreno. A aplicação crescente da realidade aumentada na educação, especialmente em disciplinas técnicas, oferece oportunidades para aprimorar o ensino e motivar o envolvimento dos alunos com a tecnologia na engenharia.
Educação, Engenharia Civil; Realidade Aumentada; Tecnologia e Inovação.