Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5002

Aplicando o Ensino Baseado em Projetos na Disciplina de Fundamentos de Engenharia: Estratégias e Impactos no Desenvolvimento de Competências;

ANDRESSA CORRENTE MARTINS, ANGELO EDUARDO BATTISTINI MARQUES, KEITI PEREIRA VIDAL DE SOUZA, DIEGO HERNANDEZ ARJONI, ANDERSON HARAYASHIKI MOREIRA, BRUNO GALELLI CHIEREGATTI;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[107] 07.3. Formação docente continuada

Este artigo apresenta a implementação do Ensino Baseado em Projetos (PjBL) na disciplina de Fundamentos de Engenharia, focando na percepção e desenvolvimento de competências essenciais para futuros engenheiros. O estudo foi conduzido com 327 estudantes do 1º ano do curso de engenharia durante o ano de 2023, onde foram implementados quatro projetos práticos, para integrar conceitos teóricos com aplicações práticas e fomentar habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas, comunicação e metodologia de projetos. A metodologia PjBL mostrou-se eficiente em aumentar o engajamento e interesse dos estudantes, melhorando sua compreensão dos conteúdos do 1º ano e desenvolvendo competências essenciais para a engenharia.

Ensino Baseado em Projetos (PjBL), Fundamentos de Engenharia, Desenvolvimento de competências, Projetos práticos.
Voltar