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Artigo


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A importância das geociências para uma educação crítica no ensino básico e a contribuição das universidades públicas;

CORALIE HEINIS DIAS, HELBERT GABRIEL SILVA NUNES, ITALO AUGUSTO MAXIMIANO, SERGIO LUIZ GUSMAO GIMENES ROMERO, WAGNER CAVALARE DE SOUZA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

Este trabalho foi desenvolvido buscando contribuições das universidades públicas, fazendo uso das geociências, para confrontar as problemáticas do ensino e a fim de criar uma educação crítica pautada nos conhecimentos geocientíficos. Para sustentar a ideia, este estudo traz embasamento contido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em obras científicas e em alguns projetos de universidades públicas com este intuito. Foi estudado, em específico, o projeto de extensão desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade João Monlevade, cujo objetivo é a divulgação de informações e curiosidades mineralógica para alunos do ensino básico. Foi feito um aprofundamento do projeto através da coleta de dados em forma de questionários, para os discentes e docentes participantes. O projeto estudado se caracteriza como uma proposta que busca dar oportunidades de conhecimento à educação básica das escolas públicas da região. O presente trabalho confirma que o ensino das geociências, quando aplicado no ensino básico, gera interesse nos alunos pela busca do conhecimento científico em detrimento ao empirismo e negacionismo existentes atualmente, validando a eficácia do projeto estudado, com base nos dados coletados.

Geociências. Educação crítica. Ensino Básico. UEMG.
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