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O POTENCIAL DA PESQUISA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL: RELATO DA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO PROTÓTIPOS REDUZIDOS DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDOS A CARREGAMENTO CÍCLICO;
THIAGO FERREIRA COSTA, JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO, GEYSIANE FARIA BARROS MILAGRES, MARCELO FREITAS SOUZA;
O presente trabalho discorre, com foco no desenvolvimento de competências profissionais no ambiente de ensino, sobre a metodologia utilizada em um trabalho de conclusão de curso sobre avaliação da deterioração de modelos reduzidos de vigas de concreto armado submetidas a cargas cíclicas por ensaios não destrutivos. A pesquisa consiste em utilizar o ensaio de velocidade de pulso ultrassônico e de acelerometria para identificar a progressão dos danos após duas etapas de 1000 ciclos de carregamento cada. Com isso, espera-se enfatizar que o investimento e o incentivo do debate e da pesquisa na área podem contribuir consideravelmente na formação de engenheiros civis e no avanço do uso de ensaios de informação não destrutivos nos principais desafios do país.
Concreto, Ensaio de informação não destrutivos, Metodologia, Pesquisa, Educação.