Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4997

Explorando a diversidade de representações na Matemática: uma abordagem interdisciplinar com o software GeoGebra;

MONICA KARRER, CLAUDIO DALL?ANESE, PAULO HENRIQUE TRENTIN 1870341392929400|PAULO HENRIQUE TRENTIN;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Nesse artigo, tem-se o objetivo de apresentar os resultados de um experimento de ensino aplicado a vinte e seis alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de uma instituição confessional de ensino, contendo um problema contextualizado sobre onda portadora de sinal sonoro, desenvolvido com a exploração do software GeoGebra. O experimento envolveu um estudo interdisciplinar entre Matemática e Física, construído com base nas indicações das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia, nos quesitos de interdisciplinaridade, integração de recurso computacional e desenvolvimento de diferentes formas de comunicação, dentre elas a escrita nas representações algébrica, gráfica, da língua natural e da simbologia computacional. O estudo foi fundamentado na teoria dos registros de representações semióticas de Duval e nas indicações de uso de tecnologia de modo a obter ganhos pedagógicos. Para a construção e condução do experimento, foram utilizados aspectos da metodologia de Design Experiment de Cobb et al. Foi adotado o modelo aplicado a estudantes em escala reduzida, dado que a intenção consistiu em realizar uma análise minuciosa de suas produções diante da abordagem proposta. Em linhas gerais, os resultados revelaram que os sujeitos relacionaram a Matemática no contexto da Física, efetuaram, mesmo que parcialmente, as conversões entre os registros algébrico, gráfico e da língua natural, apresentando maior dificuldade na conversão da língua natural para o registro algébrico, principalmente nas questões de análise de período e de deslocamento horizontal. Constatou-se que a ferramenta utilizada permitiu a coordenação entre representações de diferentes registros e que uma abordagem interdisciplinar trouxe significado aos conceitos matemáticos usualmente tratados de forma relativamente descontextualizada.

Interdisciplinaridade. Registros de Representações Semióticas. GeoGebra. Design Experiment. Educação Matemática. Metodologia Ativa. Ensino e Aprendizagem em Engenharia.
Voltar