4992
CIBERCOMPARTILHAMENTO DE LABORATÃ?RIOS PARA AULAS REMOTAS: UM CASO PMV NO SENAI-SP;
DANIEL BARBUTO ROSSATO, NATALIA LIMA DE OLIVEIRA, ISABELE LOURAINA LIMA DA SIILVA, VINICIUS DE ANDRADE PIOVEZAN, HENRIQUE ALMEIDA NOGUEIRA, THIAGO TADEU AMICI, LUCAS TADEU MONTEIRO GUEDES FERNANDES SALOMAO;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[109] 07.5. Avaliação docente
Este artigo apresenta um caso MVP de sistema de compartilhamento cibernético para aulas remotas no SENAI-SP. Ã? composto por um gerenciador de sistema e implantações de três nÃveis para compartilhamento cibernético de laboratórios mediante agendamento pelos usuários. A arquitetura de microsserviços é usada para permitir escalonamento, gerenciamento e modularização. O primeiro nÃvel foi desenvolvido para ser utilizado como aula de demonstração do equipamento ou dispositivo que é monitorado por câmeras e espelhando o software dedicado da máquina. No segundo nÃvel é possÃvel ler variáveis e os alunos precisam ler um guia para realizar a atividade proposta. Um terceiro nÃvel está em fase de desenvolvimento e é projetado para permitir a leitura e escrita de variáveis no dispositivo e alteração de programas e parâmetros de controladores programáveis.
cibercomapartilhamento, aula remota, microsserviços, laboratório remoto
Voltar