Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4966

DIVULGAÇÃO DO ACERVO DE ROCHAS DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA DA UEMG;

LARISSA PORTO DOS SANTOS, FABIANE LEOCADIA DA SILVA, CORALIE HEINIS DIAS, TELMA ELLEN DRUMOND FERREIRA, AMANDA GABRIELE ALVARENGA GOMES;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[111] 08.2. ENADE

Este projeto tem sua base na importância da petrografia dentro do currículo do curso de engenharia de minas, bem como na necessidade de destacar para a sociedade o valor e a utilidade dos recursos minerais através da divulgação do acervo do Laboratório de Rochas, que é fundamental para o ensino e pesquisa dos alunos do curso de graduação em Engenharia de Minas. É crucial que os alunos aprendam a valorizar e preservar esse acervo, tão vital para o aprendizado prático semestral. Além disso, é essencial demonstrar para a comunidade em geral a diversidade e importância das rochas em nossa vida cotidiana e nas várias aplicações industriais, muitas vezes desconhecidas por quem não compreende os processos de exploração mineral em nosso estado e país. Portanto, o objetivo geral deste projeto foi promover a divulgação do acervo de rochas do Laboratório de Geologia, da UEMG João Monlevade, tanto por meios eletrônicos quanto presenciais, para os alunos, seus amigos e familiares, bem como para a comunidade em geral, especialmente os estudantes de escolas públicas da cidade e região. Nesse contexto, este projeto também aborda a dimensão comunicativa da ciência. Compartilhar o conhecimento produzido nas comunidades acadêmicas, especialmente em universidades públicas, é essencial para o desenvolvimento humano e social, permitindo a disseminação do conhecimento através do acesso livre à produção científica. O projeto foi executado de maneira satisfatória, possibilitando a disseminação do conteúdo aprendido nas aulas práticas de Petrografia Macroscópica para um público mais amplo. Além disso, o projeto promoveu o envolvimento dos alunos de graduação não só nas atividades de ensino, mas também em pesquisa e extensão, incentivando a curiosidade científica e uma formação acadêmica mais completa. Por fim, esta proposta está alinhada com a perspectiva da extensão universitária ao promover a assimilação social do conhecimento gerado na universidade.

: rochas, engenharia, geologia, ciências naturais, extensão universitária
Voltar