Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4955

TRANSMISSOR DE ENERGIA POR INDUÇÃO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENGENHARIA I, DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - CAMPUS PAULO AFONSO;

THIAGO MESSIAS DOS SANTOS;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O curso de Engenharia Elétrica-IFBA Campus Paulo Afonso, Bahia, dedica grande parte da sua carga-horária a conteúdos teóricos, cerca de 87,76%, sendo a base para conteúdos práticos, que possuem carga-horária reduzida, de 12,4%, porém de grande relevância para a formação de engenheiros, cargas-horárias comuns entre os cursos de engenharia, o que faz necessário o uso de metodologias ativas, com ferramentas didáticas que facilitem e acelerem o aprendizado dos alunos. De modo a contribuir com mais ferramentas didáticas no ensino de engenharia elétrica no IFBA campus Paulo Afonso- BA, foi confeccionado durante a disciplina de Laboratório de Engenharia I, um Transmissor de Energia por Indução, como instrumento didático, para que os estudantes de semestres posteriores possam adicionar melhorias ao projeto, levando a um aprofundamento dos conteúdos abordados e um refinamento do projeto a cada turma. O projeto abrange uma grande parcela dos conteúdos das disciplinas de Laboratório de Engenharia I, Eletrônica Geral, Dispositivos Elétricos, Conversão Eletromecânica, e Máquinas Elétricas, o que torna um ótimo instrumento didático, que tem como principal objetivo fazer os alunos desenvolverem habilidades de planejar e executar projetos eletrônicos.

Instrumento didático; Transmissão de energia por indução; Disciplina prática; Ensino de engenharia; metodologia ativa.
Voltar