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REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR ORIENTADA AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO EM UM CURSO DE ENGENHARIA;

Rafael Hauckewitz Todaro, Guilherme Wolf Lebrao;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[107] 07.3. Formação docente continuada

Este trabalho propõe a aplicação de um modelo teórico de competências como meio para desenvolver a estrutura curricular de uma disciplina de graduação em Engenharia de forma alinhada às expectativas das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para tanto, foram definidas competências e habilidades específicas, as quais se comportaram como elementos integrantes de uma sequência lógica de experiências de aprendizagem construída em respeito à Taxonomia de Bloom. Adicionalmente, utilizaram-se rubricas como ferramenta de avaliação, que estão diretamente associadas à definição de competência empregada. Os resultados indicam uma correlação significativa entre o desenvolvimento de competências e a metodologia de implementação adotada, confirmando a eficácia do modelo. O estudo conclui que as abordagens foram proveitosas e que a estratégia adotada assegura que as habilidades dos alunos evoluem de forma gradativa durante o curso. Finalmente, este estudo pode servir de base para professores que desejam criar experiências educativas personalizadas para o desenvolvimento de competências em graduandos, contando com a estruturação de uma sequência hierárquica de conhecimentos técnicos.

Competência; Taxonomia de Bloom; Avaliação; Experiências de Aprendizagem.
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