4939
Metodologias Ativas: Verticalizar - o jogo de Tabuleiro on-line como uma Prática Educativa Aberta;
TAIANE APARECIDA SANTOS TORRES, DEBORA DE GOIS SANTOS, ELONI DOS SANTOS PERIN, MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS;
A aprendizagem humana é um processo complexo que envolve a interação de vários fatores além da mera exposição ao conteúdo, demandando que o professor esteja atento ao processo de aprendizado do aluno. Este artigo apresenta uma estratégia de aprendizagem para o curso de Engenharia Civil, destacando o potencial da implementação de metodologias ativas na promoção de uma prática educacional aberta, utilizando uma ferramenta digital. A metodologia adotada é experimental, empregando um jogo de tabuleiro on-line na plataforma Genially. Os resultados, em relação à assimilação do contexto abordado, são realizados através das respostas dos participantes em um questionário aplicado antes e após o jogo, bem como por meio das experiências relatadas por eles. O jogo apresenta situações reais encontradas nos canteiros de obras que são associadas a conceitos relacionados ao planejamento vertical - o contexto central do jogo -, visa aproximar os alunos das competências e do perfil desejado para o egresso de Engenharia Civil.
Aprendizagem. Educação superior. Engenharia civil. Metodologias ativas. Prática educacional