Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4925

ENSINO-APRENDIZAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS DE BOMBEAMENTO DE FLUIDOS ATRAVÉS DE BANCADA DIDÁTICA;

PABLO RODRIGUES MUNIZ, L?VIA BISI DE SOUZA, THAIS NERY DE OLIVEIRA , MATEUS WESTPHAL FERREIRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A construção do conhecimento dentro de um ambiente de educação tecnológica consiste em vários aspectos para a formação integral de um profissional. Dessa forma, o uso de bancadas didáticas propicia para o aluno um contato simulado, dentro de um ambiente controlado e com supervisão de um professor, de algumas atividades que podem ser encontradas na vida profissional. O consumo de energia elétrica no ambiente industrial para acionamento de bombeamento de fluidos é relevante na matriz energética, demandando ações de eficiência energética, cujas competências têm sido demandadas pelo mercado e por governos. À vista disso, este trabalho desenvolve uma bancada didática cuja finalidade é facilitar a capacitação de eficiência energética em sistemas de bombeamento de fluidos em ambientes industriais que demandem variação da vazão. Os resultados mostraram que a bancada apresenta na prática as características de consumo de energia sob os modos operacionais estabelecidos, viabilizando o ensino-aprendizagem de forma prática, tendo o aluno de forma ativa, de maneira segura e controlada.

bancada didática; bombeamento de fluido; eficiência energética.
Voltar