Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4923

APRENDIZAGEM PRÁTICA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMA DE AR COPRIMIDO POR SIMULAÇÃO EM BANCADA DIDÁTICA ;

PABLO RODRIGUES MUNIZ, RAFAEL CABRAL KNAIP KRAUSE;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

As bancadas didáticas são auxílio importante para melhores condições de formação profissional, pois viabilizam ao educando a experimentação prática, podendo realizar coleta e análise de dados, através de simulação de situações reais. O desenvolvimento de competências relativas a eficiência energética na graduação, além de demandada pelo MEC, se faz necessária para atender a uma demanda global, desde organizações privadas, governos, a organizações transnacionais. Entretanto, diferentemente de outras disciplinas das engenharias, o ensino de eficiência energética pode estar restrito a aulas expositivas, não propiciando experimentação ou imersão ao educando, portando-se assim como espectador. Este trabalho desenvolve um protótipo de bancada com um conjunto de equipamentos de manobra e medição de energia para que possa ser utilizado como recurso didático em aulas práticas sobre eficiência energética em compressores de ar, com acionamento liga-desliga e com variação de rotação através de acionamento por um inversor de frequência. Como resultados, verifica-se que o protótipo desenvolvido cria situações de diferentes consumos energéticos para diferentes perfis de uso e de operação do sistema, o que propiciou o desenvolvimento de diversas tarefas didáticas com coleta e análise dos dados operacionais pelo educando.

bancada didática; compressor de ar; eficiência energética.
Voltar