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Artigo


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A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ENVEREDANDO PELOS LABORATÓRIOS DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS;

MARCIA MARIA DOS ANJOS MASCARENHA, SYLVIA REGINA MESQUITA DE ALMEIDA, YASMIN CAVALCANTE DA SILVA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

Este artigo objetiva apresentar e avaliar a experiência do Projeto Enveredando pelos laboratórios da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás. Esse projeto está vinculado ao programa Futuras Cientistas e visa incentivar a participação de meninas de escolas pública na área de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics. Para isso, a EECA/UFG recebeu dez estudantes para participar de uma imersão científica, que foi composta de três etapas: a primeira voltada para o ensino de ferramentas para elaboração de planilhas e gráficos, a segunda referente a execução de ensaios laboratoriais e a terceira destinada a capacitar as discentes para a redação e apresentação de relatórios técnicos. Para auxiliar as discentes no entendimento do conteúdo a ser ministrado, foi elaborado um material didático. Ao fim da imersão científica, as participantes enviaram os relatórios técnicos para a coordenação nacional do Programa Futuras Cientistas e apresentavam os resultados em um evento nacional. Ao final de cada imersão científica, as discentes responderam uma enquete referente à qualidade da imersão científica e do material didático. Para a primeira turma, também foi avaliado o seu desempenho no Exame nacional do ensino médio (ENEM). A experiência e o material didático foram avaliados positivamente por todas as participantes, dando-se destaque à ampliação do conhecimento proporcionado pela imersão. No entanto, para a primeira turma, a imersão não foi suficiente para garantir o ingresso da maioria das participantes em uma universidade pública.

Gênero, Educação, STEM, Projeto de Extensão.
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