Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4916

Bancada Didática para Controle de Nível em um Sistema de Quatro Tanques Acoplados;

GERONIMO BARBOSA ALEXANDRE, GIUSEPPE MANOEL DANTAS MELO, HERILIANY IASMIM DE SOUSA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

O presente artigo visa descrever o processo de desenvolvimento de uma bancada didática constituída de um sistema de quatro tanques acoplados, abordando diversas ferramentas e tecnologias para controle da mesma. Fora utilizado o ambiente de programação online MIT App Inventor, para desenvolvimento da supervisão remota via bluetooth. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da bancada didática se baseou nas seguintes etapas: (a) Projeto da bancada didática; (b) desenvolvimento e conexão do App Bluetooth no ambiente MIT App Inventor. A arquitetura de software, baseou-se no modelo mestre-escravo, no qual o microcontrolador Arduino Mega 2560, é considerado o componente principal e os demais, sensores, atuadores e shields, são os escravos da rede de comunicação. A supervisão foi de baixo custo, por fornecerem dados confiáveis e ser de fácil instalação. Os controles ON-OFF foram projetados e validados para as malhas de nível e temperatura, apresentando boa precisão e operacionalidade. Os resultados experimentais do produto didático demostram o potencial no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser usada como uma ferramenta de combate à evasão / retenção dos alunos no nível técnico e de graduação.

Protótipo didático, Aplicativo mobile, Nível; Temperatura.
Voltar