4913
ENSINO BASEADO EM PROJETOS NA DISCIPLINA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO;
GERONIMO BARBOSA ALEXANDRE, GIUSEPPE MANOEL DANTAS MELO, HERILIANY IASMIM DE SOUSA;
Este artigo relata as experiências adquiridas pelos discentes na disciplina de Máquinas Elétricas quando aplicada a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. A turma foi dividida em quatro grupos para desenvolverem quatro protótipos reais em escala laboratorial ao longo do semestre 2023.2, onde a avaliação foi baseada nos resultados experimentais obtidos durante as montagens. A atividade consistiu na confecção e validação de uma bancada didática de geração de energia com sistema de comando e supervisão local. Tendo como o alternador síncrono como o gerador. A instrumentação utilizou de sensores de tensão e corrente e da placa Arduino UNO R3 como sistema de aquisição. Já o acionamento da máquina primária foi feito usando o inversor CFW11 WEG, operando o modo multispeed, sendo gerenciado pelo CLP FX3U24MR. Os resultados experimentais demonstram a eficácia dos sistemas SCADA desenvolvidos, com taxa de latência de 4 segundos. Bem como uma curva de geração de energia proporcional com a frequência do inversor (controle V/f). A metodologia proposta pode ser usada como uma ferramenta de combate à evasão / retenção dos alunos na graduação, onde o aluno passa a ser o agente ativo do processo de ensino-aprendizagem.
Protótipo didático, Aprendizagem ativa, Sistemas SCADA, Geração de energia.