Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4911

INTEGRAÇÃO DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UFJF;

DANILO PEREIRA PINTO, JULIA RIGHI DE ALMEIDA;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[112] 08.3. Acreditação de cursos

Os grupos de educação tutorial têm estimulado as atividades universitárias de pesquisa, ensino e extensão na graduação. Na Escola de Engenharia da UFJF, esses programas têm desempenhado papel significativo desde o início da década de 1990, em diferentes cursos. A integração desses grupos tornou-se uma prioridade, especialmente considerando as mudanças no currículo de engenharia, exigindo uma abordagem mais ampla e interdisciplinar. Foram organizados encontros entre petianos e getianos para promover o conhecimento mútuo, abordar assuntos relevantes para a formação acadêmica e profissional e discutir melhorias nas atividades realizadas em conjunto. Ao longo dos anos, foram realizadas diversas iniciativas conjuntas, incluindo programas de visitas, promoção da engenharia nas escolas e na comunidade, bem como oferta de cursos e formações de curta duração. A criação de um Fórum de Tutores e Alunos facilitou a comunicação e a colaboração entre os grupos, resultando em atividades mais eficazes e integradas. Esta integração não só fortaleceu os laços entre alunos, tutores e comunidade acadêmica, mas também contribuiu para a formação de engenheiros mais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho, enfatizando não apenas competências técnicas, mas também habilidades interpessoais e engajamento cívico.

Grupos de Educação Tutorial, Integração, Interdisciplinaridade
Voltar