4910
PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA;
MARCELO WALGUSTO DA COSTA BERTOLIN, VIVIANE SANTOS BIRCHAL, DIEGO HENRIQUE DE SOUZA CHAVES;
Algumas disciplinas de Engenharia Química, como Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias, podem se tornar verdadeiros desafios para os estudantes em relação à compreensão conceitual e à forma como os assuntos estudados se traduzem para a realidade do mercado. Este trabalho avaliou na literatura algumas práticas bem-sucedidas que podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem e que sejam aplicáveis ao contexto das universidades públicas. As referências foram selecionadas com base em 4 critérios: custo financeiro das estratégias, popularidade das ferramentas, efetividade das estratégias e aplicações em problemas práticos. Foi possível concluir que as metodologias de aprendizado baseado em problemas e o uso de softwares livres, como o EMSO, assim como o uso de softwares populares, como o Microsoft Excel, são estratégias pedagógicas que permitem avaliar tanto métodos analíticos quanto numéricos para resolução de problemas com trocadores de calor.
aprendizado baseado em problemas, ensino em engenharia, ferramentas digitais, transferência de calor, metodologias ativas