4907
Estudos sobre Acompanhamento dos Estudantes para a Diminuição da Retenção e da Evasão dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Computação da EMC/UFG ;
ADRIANO C?SAR SANTANA, CACILDA DE JESUS RIBEIRO, MATHEUS ISAC DA SILVA, VINICIUS FARIA COSTA MENDANHA;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação
As estratégias de acolhimento aos estudantes ingressantes e o acompanhamento diante dos desafios dos cursos de Engenharias e das situações adversas envolvidas são fundamentais para a continuidade e para os resultados satisfatórios de integralização no ensino superior. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os estudos sobre acompanhamento dos estudantes, visando a diminuição da retenção e da evasão, apresentando estudos de casos e propostas de ações de melhorias na permanência e nos desempenhos acadêmicos dos estudantes dos cursos de Engenharias Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás. A metodologia empregada baseou-se na análise de dados no período de quinze anos, no desenvolvimento de um formulário para a interação com os estudantes que evadiram, e na apresentação de estudos de casos e de propostas de melhorias. Os resultados evidenciaram as preocupantes taxas de retenção e de evasão nestes cursos, concluindo-se a contribuição importante desta pesquisa em identificar fatores significativos e propor ações, visando as medidas de controle e de prevenção, para fortalecer o desenvolvimento de competências, favorecendo a formação dos futuros profissionais de acordo com a demanda do mercado e da sociedade, e auxiliando os estudantes nas conclusões dos cursos de Engenharias.
acolhimento, acompanhamento, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, evasão e retenção.